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O departamento técnico da ARAN dá apoio as empresas associadas nas áreas de:

  • Aconselhamento no processo de análise de águas residuais (serviço incluído na quota do associado);
  • Visita de aconselhamento ao associado sobre as boas práticas ambientais (serviço incluído na quota do associado); 
  • Realização de auditoria ambiental (mediante orçamento);
  • Apoio no âmbito do SILiAmb, que inclui o autocontrolo dos recursos hídricos, o auxílio na Elaboração de Guias Eletrónicas de Resíduos (e-GAR) e dos Mapas Integrados de Registos de Resíduos (MIRR)." (serviço incluído na quota do associado);
    • Aconselhamento Técnico nas seguintes áreas (serviço incluído na quota do associado);
    • Ambiental;
    • Higiene, Segurança e Saúde no trabalho;
    • Planos de manutenção preventiva de viaturas;
    • Processos de Serviço de uma oficina (Marcação do Serviço, Receção da Viatura, Gestão da Carga da Oficina, Controlo de Qualidade, Entrega da Viatura e Seguimento do Cliente);
  • Auxílio na Elaboração de Guias Eletrónicas de Resíduos (e-GAR);
  • A ARAN é acreditada pela ACT para a prestação de serviços de Segurança e Higiene do Trabalho, tais como (mediante orçamento);
    • Identificação de Perigos e Avaliação de Riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores;
    • Elaboração de programas de prevenção dos riscos;
    • Estudo da sinalização de segurança necessária e obrigatória, e respetiva disposição;
    • Elaboração de procedimentos para análise, registo e investigação de acidentes de trabalho;
    • Elaboração de procedimentos para a gestão dos Equipamentos de Proteção Individual;
    • Consultadoria em segurança e higiene no trabalho;
    • Elaboração do relatório anual de atividades de SHT, anexo D, a preencher entre Março e Abril de cada ano;
  • Certificação do Processo de Manutenção e Reparação Automóvel (mediante orçamento);
  • Certificação sob a norma NP 4444 - Reboque de veículos ligeiros, descreve um conjunto de requisitos essenciais para a prestação de um serviço de reboque com rapidez, eficiência e qualidade, desde a receção do pedido, apresentação no local, reboque do veículo, equipamentos, instalações, qualificação dos recursos humanos, entre outros (mediante orçamento);
  • Certificação sob as normas NP 4445-1 e NP 4445-2 - Desempanagem de veículos ligeiros, nível básico e nível superior, respetivamente, descrevem um conjunto de requisitos essenciais para a prestação de um serviço de desempanagem com rapidez, eficiência e qualidade, desde a receção do pedido, apresentação no local, tomada de decisão, desempanagem do veículo, taxa de sucesso, qualificação dos recursos humanos, entre outros (mediante orçamento);
  • Aconselhamento sobre o Processo de Certificação pelas normas ISO 9001 e ISO 14001 (serviço incluído na quota do associado);
  • Aconselhamento sobre tarifas de Mão de obra e ocupação de espaço às oficinas (serviço incluído na quota do associado);
  • Dimensionamento do quadro de pessoal das oficinas (mediante orçamento);
  • Apoio no processo de implementação do SERMI (serviço incluído na quota do associado);