Dinheiro Vivo: 30% dos veículos elétricos vendidos são usados e vêm do estrangeiro

Dinheiro Vivo: 30% dos veículos elétricos vendidos são usados e vêm do estrangeiro

30% dos veículos elétricos vendidos são usados e vêm do estrangeiro

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Sem automóveis novos para entrega, setor aumenta importação de usados, incluído de elétricos. Atraso na entrega desses veículos compromete acesso ao incentivo do Estado. Elétricos trazem profundas alterações no modelo de negócio dos concessionários.

A falta de veículos novos para entrega imediata, que consequentemente leva à falta de usados seminovos para venda no mercado nacional, está a afetar igualmente o segmento dos veículos elétricos. Segundo informações recolhidas junto da direção da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE), "a demora nas entregas de veículos novos é um desafio para os novos utilizadores que pretendam beneficiar do incentivo de aquisição (Incentivo pela Introdução no Consumo de Veículos de Emissões Nulas 2022), gerido pelo Fundo Ambiental, visto que os veículos elegíveis para essa ajuda têm de ser matriculados este ano e as candidaturas encerram a 30 de novembro de 2022".

 

Porém, a associação afirma que, apesar destes constrangimentos, todos os produtos 100% elétricos estão vendidos, e a maioria das marcas compromete-se com prazos de entrega entre seis a 12 meses.

 

Já Rodrigo Ferreira da Silva, presidente da Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN), vai mais longe e fala mesmo em 18 meses, em média, de espera na entrega deste tipo de viaturas.

 

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