Jornal das Oficinas: Certificação SERMI poderá chegar a Portugal em abril de 2024

Jornal das Oficinas: Certificação SERMI poderá chegar a Portugal em abril de 2024

A projeção da implementação do certificado SERMI em Portugal foi dada pela ARAN – Associação portuguesa de empresas de comércio automóvel e oficinas de reparação, mas ainda sem uma data definitiva. Conheça as vantagens de ter este certificado

 

Com a evolução tecnológica dos novos veículos, que estão cada vez mais equipados com sistemas eletrónicos de segurança avançados, torna-se crucial adquirir o certificado Sermi para garantir o acesso a informações de reparação e manutenção, relacionadas com questões de segurança/anti-roubo dos fabricantes dos veículos.

Segundo a ARAN – Associação portuguesa de empresas de comércio automóvel e oficinas de reparação, já existem projeções de que a certificação SERMI seja implementada em abril de 2024 em Portugal, mas ainda sem uma data definitiva.

Mas afinal, o que é o certificado Sermi?
Trata-se de um certificado digital exigido aos Operadores Independentes (IOs) e Fornecedores de Serviços Remotos (RSSs) e respetivos funcionários, para que seja feita a transmissão de informações de reparação e manutenção (RMI) relacionadas com sistemas de segurança, como chaves, ignição, fechaduras de portas e ECU (Electronic Control Unit).

(...)

Quais são as vantagens?
Existem três benefícios a longo prazo. O primeiro é a economia de tempo. Não é necessário solicitar o acesso separado por marca. Este certificado substitui todos os certificados específicos das marcas e tem ainda uma validade de 5 anos.

O segundo é a independência. O reparador independente não depende do fabricante para a acreditação que possibilita o acesso à informação. O prazo de entrega da certificação SERMI é inferior e menos complexo do que os procedimentos de acesso do fabricante.

E o terceiro é por ser mais económico. Um reparador independente só precisa de solicitar um certificado, em vez de vários. O que permite poupar tempo e reduzir custos.

Neste momento, a Suécia é o único país que já tem a Certificação SERMI em vigor, desde o dia 1 de outubro de 2023.


Poderá consultar o artigo na íntegra no seguinte link: Certificação SERMI poderá chegar a Portugal em abril de 2024 - Jornal das Oficinas