Rodrigo Ferreira da Silva foi palestrante na Fleet Europe Days

Rodrigo Ferreira da Silva foi palestrante na Fleet Europe Days

Nos dias 22 e 23 de novembro, a capital portuguesa foi a cidade escolhida para acolher mais uma edição da Fleet Europe Days.

 


O evento, para além de ser uma excelente oportunidade para networking entre os especialistas de mobilidade e para a exposição de conhecimento relativamente às últimas tendências e futuro da indústria, foi escolhido como palco para a celebração do 10º aniversário do Fórum de Remarketing. Este foi um verdadeiro sucesso, devido a ter proporcionado às centenas de profissionais presentes, insights notáveis sobre diversos temas-chave, como a venda de veículos elétricos, e o estado da saúde e duração de uma bateria.

O Presidente da ARAN, e Vice-presidente do CECRA, Rodrigo Ferreira da Silva foi um dos 21 palestrantes, tendo feito a sua apresentação em representação do CECRA.
Começou por explicar a posição da organização relativamente ao modelo de agência que tem vindo a transformar o cenário atual da distribuição automóvel, onde se assiste a uma redefinição radical do relacionamento entre os concessionários e os fabricantes de equipamentos originais, referindo que o modelo de agência poderia ser um bom negócio, caso seja genuíno - isto é, se a totalidade do investimento for suportado pelos fabricantes e se verifique a existência da prática de preços fixos -.
"Este tipo de modelo resulta bem noutras indústrias como é o caso das Lojas Apple", declara o Presidente da ARAN. "Porém, na hipótese de um concessionário ter uma margem à qual pode retirar, esta prática é denominada como não genuína. O risco é que muitos dos fabricantes, principalmente Europeus, irão oferecer contratos não genuínos às suas redes".

Explicou, ainda, que cada fabricante aborda a questão do modelo de agência de uma forma diferente e terminou a sua intervenção com a seguinte conclusão "o Remarketing tem um grande papel no que toca à evolução do modelo de agência. Alguns fabricantes irão recorrer a este modelo para disponibilizarem automóveis usados nas suas redes, levando ao aparecimento de oportunidades de revenda de veículos que foram recondicionados pelas fábricas".

O Fórum de Remarketing constituiu uma pequena parte do Fleet Europe Days, tendo, sem sombra de dúvida, contribuído para o sucesso do evento como um todo. Ao longo dos 2 dias, a Fleet Europe Days contou com a presença de mais de 1200 participantes.