Parece quase impossível aumentar a emoção quando o tema são superdesportivos. Mas é sempre possível.
O Lamborghini Huracán EVO, por exemplo, acaba de fazê-lo, ao receber uma versão de tração atrás do superdesportivo.
Com estreia agendada para a primavera, o novo Lamborghini Huracán EVO Rear-Wheel Drive (RWD) tem 610 cv, 560 Nm de binário, 3,3 segundos dos zero aos 100 km/h e 325 km/h de velocidade máxima. A juntar a um chassis híbrido, ultra leve, concebido em alumínio e fibra de carbono, temos um motor V10 de 5.2 litros que é apoiado por uma caixa LDF de dupla embraiagem e sete velocidades – com “launch control.
Estes números num modelo com tração às rodas de trás não são fáceis de gerir e obriga a mãos e coragem. A casa italiana do grupo Volkswagen dá, porém, uma ajuda. Com efeito, para apoiar toda a entrega que começa no trem traseiro, a marca desenvolveu um sistema de controlo de tração Performance Traction Control System (P-TCS) específico. O trabalho do P-TCS está orientado de acordo com o modo de condução escolhido. Na opção STRADA, o P-TCS minimiza o efeito de derrapagem das rodas traseiras e garante estabilidade e segurança em todas as condições. No modo SPORT, o P-TCS apura a diversão ao volante ao permitir um ligeiro deslize das rodas traseiras durante a aceleração. No modo CORSA, o P-TCS está calibrado para alcançar o escorregamento das rodas traseiras mas otimizar a tração à saída de cada curva.
Só falta um “detalhe”, a preços. Ainda não há para Portugal. No mercado europeu no geral, a marca anunciou 159 443 euros. Em Portugal, graças aos impostos que por cá vigoram, esse valor será – contas feitas por nós e por alto – bem mais próximo… do dobro.