Encontro Nacional do Pós-venda Automóvel: lotação esgotada e expectativas superadas

Encontro Nacional do Pós-venda Automóvel: lotação esgotada e expectativas superadas

A ARAN – Associação Nacional do Ramo Automóvel – retomou as ações de proximidade junto das empresas do setor com a realização do Encontro Nacional do Pós-venda Automóvel, evento dedicado às oficinas independentes em Portugal.

 

No passado sábado, dia 13 de abril, mais de 120 participantes reuniram-se no Hotel Meliá Ria Aveiro para mais um evento ARAN, com lotação esgotada, que superou as expetativas aos mais diversos níveis.

Ao longo do dia, os participantes tiveram a possibilidade de assistir a várias apresentações e discussões em torno dos desafios do dia-a-dia das oficinas, além de poderem estar em contacto e esclarecer as suas dúvidas com alguns dos parceiros ARAN cujas soluções são à medida para as empresas dos associados ARAN.

A manhã começou com a presença de um convidado especial o Sr. Presidente da Câmara de Aveiro, José Ribau Esteves que, em conjunto com Rodrigo Ferreira da Silva – Presidente da Direção da ARAN – marcou o ritmo para o resto do programa do dia ao discursar na Sessão de Abertura com boa disposição e humor.

Seguiram as apresentações feitas por Enrique Fontán – Presidente da Confederação Espanhola CETRAA – e Guillermo de Llera – Diretor Geral da IF4 – que apresentaram a realidade do mercado das oficinas tanto em Espanha como em Portugal, chamando a atenção para algumas das dificuldades de ambos.

Ainda na parte da manhã, alguns dos especialistas convidados do ramo automóvel intervieram no painel “Os Desafios de hoje e a Rentabilidade do amanhã”, onde abordaram diferentes aspetos intrínsecos à gestão oficinal e às oportunidades onde as oficinas poderiam se focar para crescer, como a aposta na formação em VE, ferramentas de rentabilidade e a colocação do cliente no centro das suas estratégias de negócio.

De tarde, e com o tema “As oficinas e os seus stakeholders”, foram feitas mais apresentações em torno da maneira como estes podem influenciar o funcionamento oficinal e de que forma estabelecer parcerias com alguns fornecedores é uma mais-valia para o melhoramento do serviço prestado pelas oficinas. Além disso, foi, ainda, abordado a implementação do SERMI em Portugal.

Após a apresentação da Leaseway Portugal no espaço Parceiro, a ARAN apresentou os serviços prestados ao nível da Formação, Segurança e Higiene no Trabalho e Ambiente e, também, o passatempo em conjunto com a Cofidis, empresa que apresentou os seus serviços Cofidis Pay no Espaço Parceiro.

O Encontro Nacional do Pós-venda Automóvel terminou com um cocktail de encerramento, concluindo esta edição. Devido à enorme procura, o certame voltará na primavera de 2025, com a revelação do local em breve.