O SERMI é um certificado digital exigido aos Operadores Independentes (IOs), Fornecedores de Serviços Remotos (RSSs) e respetivos funcionários para transmissão de informações de reparação e manutenção (RMI) relacionadas com sistemas de segurança, como chaves, ignição, fechaduras de portas e ECU (Electronic Control Unit).
O SERMI na prática consolida e substitui certificados específicos de marca, para aceder a informações de reparação e manutenção (RMI) relacionadas com sistemas de segurança.
Atualmente, a obtenção de certificados separados para cada fabricante/importador de veículos é demorada e dispendiosa devido a requisitos únicos e específicos para cada entidade.
Em resposta, a União Europeia instou os fabricantes e as empresas automóveis independentes a adotarem um certificado único para simplificar o processo.
A utilização do esquema SERMI é obrigatória pelo Regulamento Delegado (UE) n.º 2021/1244 que altera o Regulamento (UE) n.º 2018/858. Este prevê o acesso normalizado a Informações de Manutenção e Reparação relacionadas com a segurança, mas sob a proteção de normas de segurança e certificados de segurança e na condição de que os operadores independentes e os seus funcionários sejam aprovados e autorizados para o efeito com base em documentos e requisitos específicos: (Regulamento Delegado (UE) 2021/1244 da Comissão).
Todos os Reparadores serão abrangidos pelo SERMI, as Oficinas Independentes e outros Reparadores Autorizados, que efetuem reparações, a outras marcas para além daquelas que representam oficialmente.
Pelo que está previsto para Portugal, em abril de 2024, uma Oficina Independente com um certificado SERMI poderá ter acesso a informação relevante das Marcas, sobre sistemas de segurança/anti-roubo, para programarem chaves de viaturas, substituírem e programarem sistemas de fecho central de portas e outras peças (Software e Hardware) relacionadas com a segurança anti-roubo de veículos.
O esquema de como vai funcionar o SERMI, é o seguinte:
O Organismo Nacional de Acreditação (ONA) tem por missão efetuar a certificação dos Organismos Nacionais da Conformidade.
Os Organismos Nacionais de Avaliação da Conformidade têm por missão efetuar a certificação dos Operadores Independentes e respetivos funcionários, e estabelecer um circuito de comunicações seguros com o Centro de Confiança.
A Digidentity é o Centro de Confiança (Trust Center - TC) oficial do SERMI. É responsável pela emissão de certificados SERMI para Organismos de Avaliação de Conformidade (CABs), que, por sua vez, podem distribuir aos funcionários das Oficinas Independentes e Fornecedor de Serviços Remotos.
É, também, responsável pelo aplicativo Digidentity Wallet (iOS/Android) que armazena o certificado SERMI.
Como organismo designado pelo SERMI e aprovado pela Comissão Europeia, a Digidentity é responsável por:
- Gerir os certificados digitais e o estado de autorização dos funcionários dos Operadores Independentes, e fornecer aos Organismos de Avaliação de Conformidade os tokens de segurança e certificados digitais necessários para os funcionários dos Operadores Independentes Autorizados;
- Fornecer, ao fabricante do veículo, informações sobre o status de autorização de um funcionário de um Operador Independente;
O Cronograma previsto para a implementação do SERMI na Europa, é o seguinte:
- 1 de outubro de 2023:
- Suécia
- Suécia
- Projeção 1º de fevereiro de 2024:
- Dinamarca;
- Finlândia;
- Noruega;
- Projeção 1º de abril de 2024:
- Áustria;
- Bélgica;
- Alemanha;
- Luxemburgo;
- Holanda;
- Portugal;
- Espanha;
- Projeção 1º de junho de 2024:
- França;
- Polónia;
- Itália;
Após a implementação do esquema SERMI em Portugal, irá ser possível solicitar um certificado SERMI através de um Organismo de Avaliação de Conformidade.
É possível consultar a listagem dos Organismos de Avaliação de Conformidade acreditados em cada País no site https://www.vehiclesermi.eu.
No caso de aprovação, o Organismo de Avaliação de Conformidade compartilhará um link de convite digital com o Operador Independente. Este convite pode ser utilizado através do smartphone, onde será orientado no processo de obtenção do certificado SERMI.
Para mais informações sobre este tema contactem a ARAN através do e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou através do contacto telefónico: 22 509 10 53