Recorde de vendas de veículos elétricos e a nova realidade de empresas do sector
Sempre atenta a todas as novidades do setor e preocupada em ajudar as empresas associadas a enfrentar as futuras tendências, a ARAN - Associação Nacional do Ramo Automóvel - coloca na sua agenda vários temas para que se possa fazer uma análise junto dos seus associados e possibilitar-lhes soluções que vão ao encontro das suas necessidades.
As estatísticas de vendas de mês de março confirmaram a expectativa de novos recordes de vendas de veículos elétricos novos ( BEV + PHEV) com 5.992 unidades vendidas, que representa variação homóloga de 88,1%. No caso de veículos 100% elétricos ( BEV) a variação homóloga no mês de março foi de 103,2 % com 3 827 veículos vendidos de todas as categorias de veículos, ligeiros e pesados, de passageiros e de mercadorias.
Este é um dos “temas quentes” do setor que a ARAN acompanha de perto. O mercado de automóveis elétricos tem crescido rapidamente e irá continuar a crescer no futuro. As preferências dos consumidores, o plano estratégico da Europa focado no “green deal” e a indústria automóvel com uma aposta muito forte no desenvolvimento e produção de modelos elétricos alteram por completo o mercado automóvel. Esta tendência irá forçosamente obrigar as empresas a uma grande adaptação. A ARAN tem planeado vários momentos de ação onde o objetivo é apoiar os seus associados nas emergências do setor: será necessário investir no reskilling dos recursos humanos para responderem a esta tendências, apostar na digitalização, em novas aprendizagens e na atualização das empresas.
A 3º edição do evento #CONNECTeurope, agendada para 14 e 15 de setembro, em Berlim, será um palco fundamental para a análise da situação atual do setor e uma oportunidade única de partilha de ideias e opiniões.