No passado dia 5 de março, Rodrigo Ferreira da Silva, em conjunto com outros membros do CECRA - Conselho Europeu do Comércio e Reparação Automóvel -, esteve presente na recepção anual da ACEA - Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis.
Sob o tema "Future Driven", foram colocadas questões importantes acerca do presente e futuro do setor automóvel, convidando os presentes a refletirem sobre alguns pontos-chave da transformação pela qual o setor está a passar no momento. Sigrid de Vries, Diretora Geral da ACEA, pediu, a todos presentes, que colocassem a mão no ar caso considerassem as seguintes afirmações verdadeiras:
- Um veículo elétrico é acessível
- Há pontos de carregamento suficientes no meu país
- A Comissão Europeia está a apoiar a transição atual de uma forma suficiente
Poucas mãos foram levantadas, revelando o quadro atual que caracteriza a realidade do setor a nível europeu.
A transição energética e a revolução digital estão no centro da mudança, dando asas a que novos players, como os EUA e a China, novos materiais e novas cadeias de valor se insiram na indústria europeia. A ACEA, perante mais de 280 participantes, reforçou a urgência presente na necessidade em existir cooperação entre todos os constituintes do ecossistema da mobilidade elétrica, desde fabricantes a líderes dos setores tecnológicos, energéticos e de infraestruturas.
A Associação apelou e reforçou que, de modo a que a Europa se mantenha relevante na fabricação de veículos elétricos, é fundamental apostar na inovação e ter apoio político. É necessário agir e criar um plano de ação que salvaguarde o futuro do setor automóvel europeu.