Conheça aqui o Seat que comunica com os semáforos

Conheça aqui o Seat que comunica com os semáforos

 A Seat desenvolveu um sistema-piloto que permite que o automóvel comunique com os semáforos, para que os condutores possam adaptar a velocidade de forma mais facilitada.

singleimage3ab4resizeViewPort1200fileReferenceOriginal
singlePhoto-1resizeViewPort1200fileReferenceOriginal1
singlePhoto-1resizeViewPort1200fileReferenceOriginal
singleimage3ab4resizeViewPort1200fileReferenceOriginal singlePhoto-1resizeViewPort1200fileReferenceOriginal1 singlePhoto-1resizeViewPort1200fileReferenceOriginal

Este projeto foi desenvolvido pela marca, em colaboração com a Direção Geral de Tráfego Espanhola (DGT), a Câmara Municipal de Barcelona (CMB) e a ETRA (Electronic Trafic), e conseguiu conectar viaturas com semáforos e com o centro de controlo de tráfego para antecipar o estado do trânsito. Permite ainda que informações sobre incidentes na estrada cheguem diretamente ao veículo sem a necessidade de painéis informativos. O facto da comunicação dos veículos com os semáforos poder aumentar a segurança, reduzir as emissões e diminuir o stress na condução citadina levou os construtores a desenvolverem tecnologias nessa área.

O automóvel utilizado nesta prova piloto incorpora a tecnologia que permite a conexão com o meio envolvente e aceder às informações da DGT armazenadas na cloud. Graças a isso, o condutor consegue saber em tempo real o que encontrará no caminho. 

Quando um automóvel se aproxima do semáforo, o sistema calcula a distância e a velocidade da viatura, e um alerta aparece no ecrã mostrando se o condutor vai encontrá-lo vermelho, verde ou amarelo. Uma observação de segurança importante é que ele apenas funciona se a viatura estiver dentro do limite de velocidade. Caso contrário, o sistema não emite o sinal. Além disso, esta tecnologia permite que as informações dos painéis eletrónicos nas estradas apareçam diretamente nos ecrãs dos automóveis conectados em qualquer ponto da rede rodoviária. 

O automóvel e a infraestrutura, unidos através da cloud mediante tecnologia celular com tempos de latência de 300 milissegundos ( https://www.youtube.com/watch?v=4DGC74SF5oo&feature=youtu.be ). 

“Neste projeto, os novos modelos de automóveis conectados da Seat recebem informação de trânsito em tempo real que está armazenada na nuvem central da DGT, incluindo os painéis informativos das estradas ou o estado dos semáforos nas cidades", afirma o chefe de mobilidade urbana da Seat, Jordi Caus.